Este projeto tem como objetivo capacitar os cuidadores informais de pessoas com deficiência ou incapacidade dos concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia.
Conheça Melhor o Projeto
Cuidar de uma pessoa com deficiência ou incapacidade constitui-se como um processo dinâmico e de constantes desafios. Para quem cuida, esta realidade é de uma enorme sobrecarga emocional, física e limitadora a nível social, com um grande impacto na qualidade de vida.
Esta iniciativa oferece ao cuidador informal uma intervenção personalizada, realizada no domicílio, a fim de trabalhar com o cuidador estratégias para o ato de cuidar, de acordo com as características de cada pessoa, desenvolvida por uma equipa técnica multidisciplinar constituída por Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e Preparador Físico.
Objetivos
Pretende-se fomentar a interação entre o cuidador e a pessoa com deficiência, através do trabalho de equipa, numa visão colaborativa onde ambos são agentes ativo.
De igual modo contempla a dinamização de Grupos de Partilha que têm como objetivo a troca de experiências e de saberes relativos ao ato de cuidar, desenvolvendo novas relações de suporte e de ajuda mútua. Pretende-se fortalecer a ligação entre o cuidador e a comunidade local, capacitando-o para utilizar de forma ativa os recursos existentes na sua localidade.
Este projeto, apoiado pelo Programa Portugal Inovação Social, conta tem como parceiros a Câmara Municipal do Porto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e as Juntas de Freguesias de Bonfim, Paranhos e Campanhã.
Investidores Sociais
Cofinanciado
Se é cuidador informal de uma pessoa com deficiência e desejar participar ou obter mais informações sobre esta iniciativa