Skip links

CA – Centro de Atendimento

CA - Centro de Atendimento

O CA – Centro de Atendimento, é uma resposta social que assenta numa intervenção integrada que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores.  É uma estrutura que agrega vários serviços destinados a informar, orientar e apoiar as pessoas com deficiência, promovendo competências necessárias à resolução dos seus próprios problemas, bem como o desenvolvimento tarefas de apoio e atividades culturais, recreativas e desportivas, sempre com objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência.

Este centro possui uma equipa pluridisciplinar no âmbito de:

Atendimento Geral

Atendimento Geral

Os Serviços Administrativos exercem a sua atividade num domínio de prestação de serviços especificamente, num auxílio personalizado aos sócios e a todos aqueles que procuram a Associação na busca de informações e esclarecimentos.

Privilegia ainda o trabalho em rede promovendo a articulação na base de encaminhamento de situações/casos para os restantes.

Serviço Social

Este serviço tem como função primordial informar, aconselhar e encaminhar as pessoas com deficiência que solicitam apoio em diversos domínios, nomeadamente em questões de ajudas técnicas, emprego, habitação, segurança social, legislação, entre outras.

Ao conhecer a realidade social de cada cliente, o serviço social procura garantir o usufruto dos direitos que lhes assistem, promovendo o apoio e orientação desta população no combate às desigualdades, exclusões e injustiças sociais

Serviço de Psicologia

Efetua um acompanhamento dos clientes, familiares e sócios, a nível emocional e comportamental, seja em registo individual ou grupal. Promove as competências e proporciona momentos de estimulação e partilha que permitam uma adaptação, funcionalidade e integração adequadas ao contexto de inserção.

Apoio Jurídico

Este apoio surge da necessidade de coadjuvar a Associação em questões de enquadramento jurídico ao cooperar no esclarecimento de leis e procedimentos administrativos referentes aos interesses das pessoas com deficiência designadamente na ajuda à denúncia de violação dos direitos humanos que advogam a este extrato populacional.

Em consonância com o apoio dado às atividades da Associação, o serviço jurídico é ainda concedido aos sócios onde é feita a elucidação e encaminhamento de questões de índole jurídica que os mesmos necessitem.

Apoio Juridico

Desporto

Na APD-Porto, o Desporto assume um papel de elevada importância face aos comprovados benefícios que advêm de uma prática desportiva regular, que se traduz numa melhoria da condição física, bem-estar do atleta e assume-se como uma ferramenta na promoção da autonomia e no combate ao isolamento social.

Destaca-se, no Andebol em Cadeira de Rodas: a participação no Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Torneios de Andebol em Cadeira de Rodas ACR 4 e ACR 6 e ainda a promoção do desporto adaptado na comunidade com Jogos de Demonstração de Andebol em Cadeira de Rodas.

Atividade Associativa

O associativismo é um instrumento que conduz ao crescimento de uma cultura cívica assente em valores de participação, cooperação e cidadania que combatem a proliferação de situações de exclusão social.

No caso particular das pessoas com deficiência e face à necessidade preeminente de munir a comunidade de uma maior informação sobre a problemática da deficiência  e consciencializar quem de direito para a renovação e aprovação de leis justas para o progresso e desenvolvimento socioeconómico destes cidadãos e ainda promover o desenvolvimento humano, artístico e criativo em benefício de uma cidadania inclusiva, o movimento associativo na APD é encarado como um trabalho fundamental que se vai construindo no dia-a-dia da organização.

Assim desenvolve atividades culturais e de recreação acessíveis e inclusivas, tais como:

Colóquios e Seminários sobre a temática da deficiência;

Exposições/Venda de trabalhos executados por pessoas com deficiência;

Festas temáticas como Carnaval, S. João, S. Martinho, Natal, etc.;

Idas a espetáculos culturais;

Passeios e colónias balneares;

Almoços convívio nas nossas instalações.

Acordo de Cooperação